Por Kathlenn Kaefer
Tem algo de poético em caminhar.
Se você caminhar com o olhar atento e o coração aberto.
Pode ser pelas ruas do seu bairro. Por novas cidades ou os mesmos parques e praças. O importante além de movimentar-se é ir descobrindo o lugar. Você não precisa de muito para se desligar do que está te incomodando ou dos excesso de trabalho, estudo ou estresse. Mas para isso, você precisa estar atento.
Se gosta de caminhar no parque de sua cidade, ao chegar pare, respire fundo e dê uma olhada ao seu redor. Escolha uma direção e caminhe devagar. Observe. Observe as árvores, as flores, os animais que estão por perto. Observe suas cores, a forma, o que ele está acontecendo. Admire algo a cada passo. Se prender sua atenção, melhor, pare e curta esse momento.
Se não tem nenhum animalzinho, olhe o formato das folhas, as cores. Tem flores por onde caminha? Sinta o seu cheiro. Não tem cheiro? Veja como é o seu desenho. Você já tinha visto essa flor antes? Quais os tons que ela tem nessa época do ano? Desfrute deste lugar.
Pode parecer algo simples, mas quantas vezes no seu dia você conseguiu se conectar com a natureza que está ao seu redor ou acalmar a sua mente?
Para algumas pessoas essa atividade é fácil de realizar. Para outras requer um pouco de treino, um pouco mais de esforço. E em um primeiro momento pode até parecer irritante se você logo perder a concentração e voltar aos pensamentos anteriores que tanto te incomodam. Não se martirize se isso acontecer. Seja gentil com você mesmo. Você está aprendendo uma nova ferramenta que vai te ajudar a ter mais paz e tranquilidade. Se hoje você só conseguiu por 30 segundos. Tudo bem! Amanhã tente fazer isso por 50 segundos. Aos poucos e no seu ritmo você vai conseguindo ver a vida com outros olhos e com mais calma.
Esse é um olhar que vai te ajudar também quando estiver fazendo longas viagens e conhecendo cidades novas. Vai te ajudar a não chegar apenas nos principais pontos turísticos, tirar uma foto e ir correndo para o outro. Vai te auxiliar a realmente ver aquela obra, admirar os detalhes e ficar mais fascinado com as novas descobertas.
Encante-se pelo lugar que está. No momento em que está. Se faz tempo que não sai de sua cidade, que tal caminhar por novas ruas, conhecer novos espaços e descobrir novos lugares. Se conecte com a vida ao seu redor. Você vai ver como seu dia vai mudar e você começar a se sentir melhor, esteja onde estiver.
E se tiver a oportunidade de ir a outros países, observe também as pessoas e o ritmo que as coisas estão acontecendo. É fascinante conhecer novas culturas. O tempo em que estive na Itália me ajudou a perceber coisas novas e que mudaram meu modo de pensar e até de agir. Falo sobre isso no post: “La dolce vita”.
Se já usou a caminhada como forma de conexão ou relaxamento me conta nos comentários e se fez isso pela primeira vez depois de ler esse texto, quero saber se isso te ajudou 😉