Por Kathlenn Kaefer
Considerado Patrimonio Nacional da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu é um dos mais belos destinos brasileiros, ocupando o terceiro lugar no ranking dos locais mais visitados por estrangeiros no país em 2017.**
Localizada entre os Parques Nacional do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina), as Cataratas compreendem 275 quedas e ficam em uma área total de 250 mil hectares de floresta subtropical. É surpreendente passear por esse local, ver as cores e vislumbrar tanta beleza. Normalmente as Cataratas já impressionam, mas durante a época de chuva, as Cataratas do Iguaçu chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água. É táo intenso, que muitas vezes algumas das principais passarelas são fechadas ao público.
E falando em passarelas a dica é que caminhe até o fim de cada uma delas. É algo surreal. Você se sente realmente no meio de uma enorme queda d’água, e consegue ver e sentir de pertinho as impressionantes cachoeiras.
Como chegar as Cataratas do Iguaçú
Para chegar até as Cataratas do Iguaçu, o melhor é se hospedar na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná (sul do Brasil). No município tem aeroporto, mas como na época que fomos morávamos em Curitiba, fomos de carro. O estacionamento no Parque custa 22 reais para o dia todo. Ao chegar para comprar o ticket existem locais para pagamento com cartão de crédito e também para quem prefere pagar em dinheiro.
Valor do ingresso: 36 reais (adulto) e 10 reais (maiores de 60 anos).
Uma vez no parque você pode optar pelos passeios que eles oferecem, mas se quiser só ficar pelas trilhas como nós, não vai precisar gastar mais nada. Se quiser saber mais informações sobre passeios e taxas, consulte o site do parque.
O parque e suas belezas
Na entrada do Parque você entra numa fila para pegar o ônibus que pára em diferentes pontos do parque. Nós optamos por descer na última parada porque dali você faz uma pequena trilha e já começa a ver as Cataratas. Nós fomos em dezembro e estava realmente muito cheio. Mas apesar disso, foi possível contemplar as maravilhosas paisagens, tirar lindas fotos, e apreciar cada momento pertinho da natureza.
As Cataratas são um deslumbre. As belezas naturais desse lugar surpreendem e é impossível não se sentir abençoada estando em um local como esse.
É o destino perfeito para visitar em qualquer época do ano, com seus amigos ou familiares. Se estiver na região reserve um dia para ir conhecer as Cataratas do Iguaçu. A diversão é garantida.
Dicas para aproveitar melhor o passeio
- Você vai caminhar muito, então vista roupas e sapatos leves e confortáveis. E leve um chapéu ou boné. Para os dias quentes, é essencial.
- Não esqueça de passar e levar protetor solar, repelente de mosquitos e uma garrafinha de água. Lá tem locais onde é possível comprar bebidas, mas é melhor já garantir a sua para o início do passeio.
- Em alguns locais, como as passarelas de acesso a Gargata do Diabo, você vai se molhar. Esteja preparado. Para mim foi ótimo porque estava um calor escaldante mas algumas pessoas preferem se manter secas e levam capas de chuva.
- Tem várias placas que dizem para não alimentar os animais, então por favor, seja educado e não alimente os animais. Eu vi várias pessoas jogando restos de comida e até salgadinhos. Lamentável.
- Atenção dobrada para quem vai com as crianças pequenas, pois é fácil perdê-las. O parque tem muitas trilhas e muita gente, bom ficar ainda mais atento.
- Se você levar seus avós ou pessoas que requerem maior cuidado, prefira datas fora de feriados ou fins de semana. O passeio será mais agradável e com menos movimento.
- E o mais importante não esqueça de curtir e apreciar cada momento. Leve uma camera ou celular para registar as maravilhas que encontrar pelo caminho e se divirta.
**Segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)