Por Kathlenn Kaefer
Cinco cidades peculiares com diversas praias paradisíacas. Estamos falando de um dos lugares mais populares do verão italiano – Cinque Terre.
Onde se hospedar em Cinque Terre
Nós ficamos hospedados durante três dias em La Spezia, cidade que fica pertinho do Cinque Terre. Recomendo se hospedar por lá. A cidade é grande, com acesso a várias praias lindas de barco, trem ou ônibus e conta com várias opções de hospedagem.
No nosso primeiro dia de viagem fomos conhecer Porto Venere e foi uma lindíssima experiência. Se quiser saber mais sobre esse lugar paradisíaco, clique aqui.
Nosso segundo dia foi dedicado exclusivamente ao Cinque Terre. E nosso roteiro de um dia foi: Riomaggiore – Manarola – Vernazza (almoço) – Monterosso al Mare – Corniglia – Vernazza (pôr do sol).
Onde comprar o Cinque Terre Card
Primeira parada Estação de trem de La Spezia. É possível comprar o bilhete online no site: https://card.parconazionale5terre.it ou diretamente na Estação.
O bilhete custa 18,20 euros por pessoa. E você tem acesso ilimitado ao trem, durante o dia escolhido, para visitar as cinco cidades do Parque Nacional, além do ônibus que leva até a cidade de Corniglia e entrada gratuita aos banheiros públicos do parque.
*Dica importante: Alguns lugares do parque só é permitida a entrada com calçado fechado. Se possível vá com um tênis que não tenha sola lisa. Porque algumas áreas são íngremes e selvagens, o que requer um cuidado maior. Eu fui com tênis de corrida e foi tranquilo, mas na época (julho de 2022) apesar de ser verão muitos “caminhos” estavam fechados para a reforma. Como o Sentiero Via dell’Amore (Caminho Via do Amor) que liga Riomaggiore a Manarola, um dos mais bonitos a serem percorridos.
Riomaggiore
Ao sair do trem você já percebe porque Cinque Terre é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Atravessamos um túnel e começamos a caminhar pelas charmosas ruas de casinhas coloridas até chegar a Chiesa San Giovani Battista. A Igreja construída em 1340, em estilo Gótico é um ponto de parada obrigatório.
Continuamos nossa subida até o Castelo de Riomaggioare, construído em 1260. Dali é possível admirar a estupenda paisagem e aproveitar para recuperar o fôlego embaixo da sombra de uma árvore.
Dica importante: Tem um elevador que fica próximo ao Castelo que você pega próximo a Estação. Se optar pelo elevador, não entre no túnel, senão a caminhada será longa.
Manarola
Com casinhas construídas a 70 metros do nível do mar, a cidade é puro encanto. O local possui apenas uma rua principal, então não tem como se perder para chegar ao oceano. Que por sinal é surpreendente.
Diferente de outras cidades, o acesso ao mar é pelas pedras e acessos construídos. Na área central tem vários pontos de mergulho, mas se seguir pelo lado direito, tem um lindo caminho que contorna a montanha e te leva a um outro local em que é possível mergulhar.
Depois de algum tempo se refrescando e curtindo a paisagem, paramos para almoçar na Tratoria La Scogliera. O local é super charmoso, comida deliciosa e ótimo atendimento.
Vernazza
A próxima parada seria Corniglia, mas nos foi dito para ver o pôr do sol ali, por esse motivo seguimos direto a Vernazza.
Fundada em 1000 a.C. essa pequena vila de pescadores é um dos lugares mais populares de Cinque Terre. Com uma praia central de fácil acesso, é o local perfeito para famílias se divertirem com seus filhos à beira mar.
Pertinho dali está a Chiesa di Santa Margherita di Antiochia. A belíssima Igreja foi construída sobre as rochas no século XIII.
Monterosso al Mare
Essa é a cidade que você pode passar a maior parte do seu dia. Com longas e belíssimas praias, restaurantes, barzinhos e lojas, Monterosso al Mare possui estrutura para aproveitar o dia com tranquilidade à beira mar.
Gostamos tanto de Monterosso que pensamos em terminar o nosso dia ali, mas faltava Corniglia no nosso roteiro, então fomos para lá.
Corniglia
Atrás da Estação de trem você pega o ônibus para Corniglia. Se você tem o Cinque Terre Card não é necessário pagar, caso não tenha, o bilhete custa 5 euros (assim como qualquer ticket individual para cada uma das cidades do Cinque Terre).
Corniglia é uma pequenina antiga vila romana. Entre as cinco cidades, é a única que não fica à beira mar mas dependendo de onde estiver é possível ver belas paisagens.
Como já contei, a intenção era ver o pôr do sol aqui, mas vimos que ele se “esconderia” atrás da montanha rapidamente. Por esse motivo, demos só uma volta na cidade e voltamos para Vernazza. Onde tem vários pontos onde é possível admirar o pôr do sol e curtir o fim do dia nesse verdadeiro paraíso.