Curiosidades da culinária Italiana

In Blog Article, Europe, Italia, Você sabia? by kaeferLeave a Comment

Aperitivo

É muito comum ver bares e cafés lotados no fim do dia. O famoso “happy hour” ganha outras proporções aqui na Itália. Geralmente quando você pede um drink, a bebida vem acompanhada com alguns petiscos e a cada novo pedido, novas comidinhas. Geralmente são batatinhas, pedaços de pizza ou sanduichinhos. Mas também tem lugares com buffet de comida. Você paga a primeira bebida com um valor fixo, geralmente em torno de 10 euros, e pode comer a vontade no buffet. E não pense que são só salgadinhos, os bares por aqui capricham e servem comidas quentes e deliciosas. Se quiser pedir um drink típico do país, opte pelo mais clássico, o Spritz (aperol, prosecco e uma rodela de laranja) ou o Negroni , tipico da região de Florença, esse coquetel leva vermute rosso, gin e campari.

Cappuccino

O cappuccino por aqui é bem diferente do brasileiro, porque só vai café, leite e espuma, nada de chocolate ou canela. E muito importante, os italianos consomem a bebida geralmente no período da manhã e antes do almoço. Pedir após esse horário pode causar estranhamento.

Gnocco Frito

Tem cara de pastel, tem gosto de pastel mas aqui na Itália é conhecido como gnocco fritto. Um prato típico da região da Emilia Romagna e que geralmente vem acompanhado de queijo e algum tipo de salame. O da foto veio com maçã verde, salsão branco e culatello (salame magro feito com a coxa de porca desossada, levemente temperada, da região de Parma). 

Uma delícia, mas para quem achava que gnocco era um gnocchi grande, foi uma surpresa!! Hehehehe!

Coniglio

O coelho (coniglio) é uma carne muito consumida em algumas regiões da Itália e preparada de várias formas. Então, se você ver no cardápio a palavra “coniglio” já sabe o que vem por ai. Dizem que a o coniglio é muito saboroso, mas pra ser sincera quando se trata de carne eu não sou muito aventureira. Esse da foto é o coelho cozido (coniglio cotto) recheado com aveia e avelã e salsa alla cacciatora.

Arancino

Em um primeiro momento pode até parecer uma coxinha, mas é só dar uma mordidinha para saber que é totalmente diferente e muito delicioso. O arancino é uma especialidade da cozinha siciliana e muito consumido também no norte da Itália. É um bolinho frito de risoto e tem diversos sabores e recheios. Vale muito a pena experimentar, principalmente se você gosta de uma friturinha crocante por fora e macia por dentro 😉

** Já viu nossas dicas de como economizar com a alimentação na Itália? Segue o link para conferir 😉 https://www.tipsforfun.com/como-economizar-com-a-alimentacao-na-italia/

Leave a Comment